23abr,18

Sul de MG organiza encontro regional de agroecologia

Com o tema “Agroecologia e Democracia Unindo Campo e Cidade”, entusiastas da produção de alimentos sem agrotóxicos de todo o Sul de Minas se reunirão nos dias 25 e 26 de abril na cidade de Poço Fundo durante o Encontro Regional de Agroecologia (ERA) do Sul de MG. O momento terá como objetivo discutir as formas de se avançar na produção ecológica na região, além de ser uma preparação para o IV Encontro Nacional de Agroecologia, que acontecerá entre 31 de maio e 3 de junho na cidade de Belo Horizonte.

De acordo com Uschi Silva, uma das organizadoras do evento, a agroecologia não é só uma ciência que desenvolve técnicas de plantio que não agridem a natureza: “A agroecologia, além de afirmar a necessidade da produção de alimentos sem uso de venenos e fertilizantes químicos, é também um movimento que busca valorizar a cultura camponesa e fortalecer a agricultura familiar em toda a sua diversidade alimentar.”

O ERA Sul de Minas acontece na comunidade de Cachoeirinha, zona rural de Poço Fundo. Serão debatidos temas com a atuação das mulheres na produção de alimentos, a estreitamento das relações entre campo e cidade, e problemas socioambientais que afetam a agricultura, como por exemplo a mineração. O encontro é promovido pela Coopfam, que reúne famílias que produzem café orgânico em Poço Fundo, e pela Rede Orgânicos Sul de Minas, que certifica de forma participativa os agricultores e agricultoras orgânicos da região.

O encerramento do evento se dará com uma feira agroecológica, aberta à população, que acontece na manhã do dia 26 de abril, na Praça da Prefeitura, em Poço Fundo. No local, será exposta toda a diversidade da produção familiar agroecológica da região.

ServiçoO quê: Encontro Regional de Agroecologia do Sul de MinasQuando: 25 e 26 de abril de 2018Onde: Comunidade Cachoeirinha – Poço Fundo – MG